1 de out. de 2013

O Brasil no PBP de 2015.

Eu Ninki, nunca pedalei e nem pretendo pedalar um LRM de 1200 km. Mas pedalar 1200 km, é o sonho de muitos ciclistas que conheço.

Então do "alto" da minha insignificância, vou ousar e escrever um texto sobre o Paris Brest Paris 2015, com uma visão de organizadora de eventos que sou e muita leitura dos sites internacionais. Mas principalmente com a intenção de alertar a todos que tem esse sonho e que pretendem ir a Paris em 2015, para que comecem o quanto antes a sua programação financeira e familiar para participar deste que é o evento mais tradicional e charmoso do ciclismo de longa distancia mundial.

Se participar do PBP em Agosto de 2015, parece estar a anos luz de acontecer, vocês estão cometendo o primeiro erro. É muito provável que ainda no primeiro semestre de 2014, a ACP questione o Randonneurs Brasil sobre o número previsto de brasileiros que irão participar do 1200 na França (assim o fez em 2010, um ano antes do evento).

Os BRMs que vocês irão participar em 2014, podem ser balizadores para a sua pré inscrição em 2015. O Luiz Lazary, ciclista bem conhecido aqui no RS, fez sua pré no PBP de 2011 se não me falha a memória em janeiro de 2011, usando a sua homologação do Giro do Chimarrão de 2010. Que fique claro que a ACP, ainda não informou as regras de inscrição, então temos que aguardar.

Calma! Também não é uma sangria desatada! Teremos ciclistas que irão participar de um 200 km, pela primeira vez em 2015, farão toda a série e estarão qualificados para participar com sucesso do PBP. Então é muito cedo para ficar ansioso e começar a treinar todos os dias para 2015, hehehe.

Mas vou listar aqui algumas coisas que acredito serem fundamentais, nestes dois anos que antecedem o sonho do PBP:

1- Dinheiro. No mínimo, você terá que ser Super Randonneurs 2015, isso significa pagar pelo menos 4 inscrições e passar uma semana na França. Portanto uma programação financeira agora, para suas despesas em 2015 é fundamental. Além das despesas para a sua qualificação e isso pode incluir despesas com viagens, alojamento, alimentação, você terá a despesa das passagens internacionais, que hoje giram em torno de 1500 dólares, isso mesmo, comece a pensar nas suas despesas em dólares!

Estando lá, você terá que se hospedar em algum lugar, comer etc. As despesas iniciam no desembarque, já que o aeroporto fica a mais ou menos 25 km do local da largada. A inscrição para o PBP em 2011, estava 150 dólares, relativamente barata, se comparada a outras da mesma distância que acontecem pelo mundo - mas não inclui alimentação ou alojamento durante todo o trajeto, então você terá de pagar por essas despesas enquanto estiver pedalando. Você precisará pensar e pagar até para ter roupas limpas ou outros equipamentos em algum ponto do trajeto. O que você pode pagar? Que tipo de acomodações você precisa para descansar? Qual a qualidade dos alimentos que você irá consumir?

Você irá permanecer apenas uma semana? Irá só ou com a família? Fará turismo antes ou depois do evento? Precisará de uma nova bicicleta ou de equipamentos adicionais? Não esqueça do custo do transporte internacional de sua bicicleta, que pode girar em torno de US $ 200, em cada sentido, dependendo da CIA Aérea.

Depois de ler esse texto até esse ponto, parece assustador e quase impossível a realização do sonho do PBP. Mas pode ter certeza que ainda poderá ser pior... dependemos da cotação do dólar, afinal somos brasileiros e nossa política econômica é instável. Então quanto antes você iniciar a sua programação, mais tranquila será a sua participação no evento. Faça as contas, um plano e o coloque em ação.

2- Tempo fora do trabalho e longe de casa. Negocie com seu chefe, com sua família e com seus amigos. Consiga com antecedência todos os "alvarás de soltura" necessários, para seus treinos, qualificação e para a viagem propriamente dita. Ter esse apoio também é fundamental para que não haja surpresas e conflitos quando 2015 chegar.

3- Suas necessidades ou dietas especiais - Estamos acostumados aqui no Brasil, com as Organizações se preocupando em listar todos os pontos abertos com alimentação, na França não há postos de gasolina como aqui. Você não vai encontrar a sua barra de cereal preferida ou Gatorade em qualquer ponto. Caso você seja vegetariano ou vegan ou tiver alguma restrição alimentar (lactose por exemplo) terá que descobrir como e onde fará o seu abastecimento alimentar. Os locais para alimentação no trajeto, não são fartos em variedades, apenas nas filas.

4- Passaporte. Você tem? Quando ele irá expirar? Verifique e faça as atualizações burocráticas em tempo hábil para não ter problemas de última hora. E lá se vão mais alguns dólares.

5- Bicicleta. Imagine a sua querida bicicleta, girando em porão de carga de um avião? Imaginou? Então reflita em como você irá transporta-la para a França. O mais indicado é um mala bike rígido. O uso do case vai dar uma garantia maior de que ela não será danificada no transporte.

E você é capaz de remonta-la? Não? Então aprenda, você tem dois anos para isso! Pode ser bem estressante descobrir na véspera do PBP, que você não é capaz de fazer os ajustes necessários para poder pedalar. Aprenda tudo que puder sobre o seu equipamento e seu objetivo de pedalar 1200 km, estará mais próximo. Afinal competência, auto suficiência é o que definem um grande randonneurs.

6- Parlez-vous? Mesmo os mais pequenos esforços para se comunicar na língua local, será sinceramente levado em consideração e calorosamente apreciado pelos ciclistas e organizadores franceses e eles são a maioria no PBP. Então aprenda, mesmo que seja algumas poucas frases em francês e o PBP poderá ser mais divertido e explosivo.

7- Treinamento. Divirta-se pedalando. Por enquanto essas são as dicas que eu tinha para deixar a vocês. Com certeza ao longo destes dois anos, vamos abordar novamente esse tema aqui no site. Enquanto isso estaremos trabalhando nos BRMs pensando na qualificação de todos.

...

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4 Responses to “O Brasil no PBP de 2015.”

valter malta disse...
2 de outubro de 2013 às 13:21

Ninki, muito legal tua iniciativa, eu usei o 2013 para ter uma base, 2014 vou ir para homologar os tempos e ir a França, tudo que tu escreveste eu ja estou fazendo....até troquei de emprego em função das férias....sim foi loucura eu sei, mas fazer o que....francês eu falo um pouco pois trabalhei em uma empresa francesa, e grana to poupando tudo o que dá........quando der, eu posto mais ou menos o que se gasta, mas uma boa e pegar dicas com o pessoal que já fez...o Erich ou a Lidi...abraços


Rafael P. de Castro disse...
29 de outubro de 2013 às 16:07

Olá Ninki e todos. Após ler e apreciar a iniciativa da Ninki, disponibilizar algumas informações de quem já participou e concluiu o PBP 2011 e o LEL 2013, e que podem ser úteis, principalmente para desmitificar estas provas de Randonnée acima dos 600 km:
1. Quem conclui um LRM não é super herói, acreditem!;
2. Quem conclui um LRM, no mínimo tem boa resiliência psicológica;
3. Quem conclui uma série Super Randonnée sem problemas físicos e dormindo 2 horas apenas é grande candidato a concluir um LRM;
4. Na França, inglês também é Língua, mas primeiro diga: bonjour, si vous plait, vous parle anglais? Eles apreciam. Nunca comece uma conversa exibindo seus dotes lingúistico (inglês);
5. Prefira uma empresa aérea que vá direto a Paris, sem escalas;
6. Há hoteis baratos (60 Euros) diária, perto da largada/chegada;
7. Chegue 3 dias antes, no mínimo... Concentre-se dois dias antes da prova. Deixe o turismo para depois ou chegue 6 dias antes;
8. Dinheiro: 3,2 mil passagens aéreas, 250 Euros durante a prova. 60 Euros diária de hotel. 30 Euros para alimentar-se sem luxo/dia. 200 Euros inscrição e 500 Euros para urgências.
9. Não há necessidade de carro de apoio, dormir na grama é mais legal e muito apreciado pelos randonneurs europeus;
10. Treine racionalmente, nada de excessos. A série SR 2015 e mais 2 treinos semanais (120 + 80 km) serão suficientes;
11. Treine um pouco mais pesado, tipo rodas pesadas ou com o equipamento que pretende usar no PBP;
12. Nos treinos, faça paradas extemamente necessárias, evite paradas longas;
13. No PBP, vá direto para Brest, faça turismo na volta. Evite paradas longas nos PCs, excessão para os postos de sono (3 horas serão suficientes por noite).
14. Durma sempre que tiver sono em cima da bike, na grama, por 15-30 minutos no máximo;
15. Use chamoix (creme) a cada 80 km e após banho ou antes de ormir nos PCs, use hipoglós;
16. Há muitas cidadezinhas no percurso (a cada 40 km no máximo), não se preocupe muito em levar excesso de comida e água;
17. Interaja com a população, é fundamental, somos heróis para os Franceses, principalmente para as crianças!


ninki disse...
29 de outubro de 2013 às 16:24

oi Rafael,

No texto que escrevi, usei mais uma visão de organizadora, como deixei bem claro lá no incio, incentivando as pessoas a se organizarem o quanto antes. Minha idéia é publicar uma série de textos ou entrevistas com vocês que já participaram, justamente com essas dicas que você deu aí em seu comentário. Então estás me "devendo" dois textos, um com dicas para quem pretende ir e outro com o relato do LEL.

abraços, ninki


Rafael P. de Castro disse...
30 de outubro de 2013 às 12:20

Ok... Relato virá nas férias ciclísticas dos randonneurs!


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