30 de nov. de 2009
Desafio 130 km - TEMPOS
Demorei um pouco mais que havia prometido para publicar os tempos do Desafio 130 km por causa de alguns acontecimentos. Fui procurada ontem (segunda) pelo Andrius, um dos nossos voluntários (que dessa vez estava pedalando) para devolver a sua medalha. Isso mesmo que vcs estão lendo... DE-VOL-VER a medalha que ele ganhou ontem!!
Vamos aos fatos e motivos que fizeram o Andrius tomar essa atitude;
Já na largada notamos que lá estavam presentes alguns ciclistas não inscritos, mas a principio pensamos que estavam ali para prestigiar o Desafio. Mas como sempre acontece alguns foram para a rodovia junto com os participantes, nós enquanto organizadores não podemos impedir ninguém de estar na rodovia.
A nossa parte é garantir a segurança e fiscalizar quem está participando devidamente identificado do evento.
No PC 01 o primeiro pelotão chegou acompanhado de mais um ciclista, problema anotado e informado na hora pelos voluntários do PC.
Logo em seguida recebemos uma ligação de um ciclista participante, dizendo que tinha gente "que não estava usando a plaquinha" mas estava pedalando junto com um pelotão de participantes, ou seja mais que caracterizado o APOIO EXTERNO.
Um dos nossos voluntários da estrada parou o pelotão e pediu para que ficassem afastados de todo e qualquer ciclista que NÃO ESTIVESSE NA PROVA, já que os ciclistas alegaram naquele momento que não teriam "percebido" que o colega não estava participando.
Quando o Andrius conversou comigo, disse não ter permanecido o tempo todo junto desse pelotão, mas que estava ciente que o colega não estava inscrito e que por algum tempo andou no vácuo desse colega...
Leiam o textinho que ele mesmo escreveu para que fosse publicado aqui no blog:
"Meu nome é Andrius Silveira, voluntário da Sociedade Audax de Ciclismo, mas antes de tudo sou CICLISTA. E pensando nesse fato, decidi devolver a minha medalha e o certificado do DESAFIO 130 km, realizado no dia 29 de Novembro. Poucas pessoas ficaram sabendo, mas em nosso pelotão tinha uma pessoa pedalando que não estava inscrita no evento, caracterizando “apoio externo”;
Decidi devolver minha medalha por ter burlado as regras do evento. NÃO se pode pegar vácuo de NINGUÉM que não esteja na prova e eu peguei de um amigo que estava na estrada.
Então hoje, 30 de Novembro de 2009, entrei em contato com a organizadora Ninki, que aceitou esta devolução, entendendo que eu fui contra as regras da prova. Fico com uma medalha a menos, mas com minha consciência tranquila."
Superar limites não significa burlar as regras!! Poderíamos recolher todas as medalhas e certificados dos outros 4 participantes que estavam no pelotão. Não iremos fazer isso, vamos esperar que todos tenham a mesma atitude do Andrius. No final a verdade sempre prevalece...
O Desafio é apenas uma "brincadeira", para que os novatos possam aprender e se encorajar a participar de eventos maiores!!
Mas que fique MUITO claro para todos, que se fosse uma prova de Audax, onde existe homologação, esses ciclistas seriam desclassificados!! E nós da Sociedade Audax de Ciclismo, optaríamos em não aceitar mais nenhuma inscrição deles em nossos eventos!!
Ao Andrius, queremos deixar a nossa solidariedade pela sua atitude, devolver a medalha foi um gesto de muita hombridade e mostra apenas o quanto você entende o que é o Espirito Audaxioso!!
Gostaríamos de poder escrever aqui apenas coisas boas, contar o quanto é divertido pedalar com os amigos, mostrar fotos de gente feliz... mas nem sempre isso é possível!! Confiram os seus tempos... e que cada um de nós reflita, como está a sua consciência, pois colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo e sem nenhuma culpa é apenas qualidade de vida, nada mais que isso!!

5 Responses to “Desafio 130 km - TEMPOS”
1 de dezembro de 2009 às 03:56
Bom dia, acredito ser uma destas 4 pessoas, não percebi o problema até chegar no final. Fomos todos juntos até o PC (65km) revezando a frente como sempre, se não fosse este outro "participante" seria eu ou algum outro do pelotão. Na saída do PC já fiquei para trás e fui alcança-los somente no ultimo pedágio praticamente. Acredito que meu tempo é válido, pois a unica diferença ao meu ver é que ele não estava inscrito, não peguei carona em onibus ou caminhao. Mas se as regras forem estas e se isto se caracterizar como auxilio externo ficarei feliz em devolver meu certificado e medalha. Tenho certeza que não é o certificado e a medalha que eu busco num evento destes, mas sim conhecer novos parceiros de pedaladas e fazer um treino pegado, e estes objetivos foram muito bem alcançados. Boa semana a todos
1 de dezembro de 2009 às 09:39
Difícil acreditar que a baixaria generalizada que está tomando conta de toda a sociedade também atinja um evento como este. Como diz o gaudério: "Me caíram os butiás do bolso!!!". Cria-se toda uma expectativa de véspera, que envolve a preparação psicológica e do equipamento e, na noite anterior (pelo menos no meu caso), devido à satisfação do que está por acontecer dali a poucas horas, já nem se dorme direito, tamanha a vontade de estar ali na hora combinada, encontrar os amigos e poder desfrutar da alegria que todos vocês sabem bem o quanto e como é. Isto sem falar na dedicação de toda a organização, na incansável luta para que tudo aconteça como o previsto. Bem que notei, ainda na ida, alguns ciclistas retornando sem a placa de identificação e até pensei, olhando no relógio, que era cedo demais para estarem voltando, por mais rápidos que fossem. Admirável a atitude do Andrius, que com certeza vai "dormir tranquilo", já que julgou ser esta a melhor alternativa a ser tomada. Parabéns, meu velho! Afinal, a consciência de cada um é parte de um somatório onde o resultado é o agir corretamente e ser justo, seja qual for a situação. Sinto pela "mancha" deixada por este pequeno número de indivíduos que esquece o propósito de um evento como este, ou, se não o sabem, que o acontecido sirva de lição. Abraço a todos e até a próxima!
1 de dezembro de 2009 às 15:37
Só uma coisa nao estou entendendo, não era uma competição contra os outros, era uma competiçao contra si mesmo. Tenho consciencia limpa, pois em momento algum pensei em perguntar se alguem q estava ali estava participando da prova, para mim era obvio q sim. Como disse, nao utilizei nenhum meio que a minha própria força para completar o percurso em 4h e 17min. Admito que fui no pelotão deste participante nao autorizado, mas como não estava ciente q ele nao estava participando, não sabia do tal problema. Não fomos rebocados pelo ciclista, ele somente participou do nosso pelotao, como qualquer outro q estava lá, trocando a ponteira, indo no vacuo tambem. Acredito que participar do pelotao onde tem um ciclista assim como todos os outros da prova, sendo que a unica diferenca é o não pagamento da taxa, não deva ser considerado uma mancha. Eu não tive a intenção de burlar nenhuma regra.
1 de dezembro de 2009 às 16:28
Miguel, a questão do pagamento da taxa é a oque menos nos importa... o fundamental é que como foi dito no briefing, NÃO É PERMITIDO QUALQUER APOIO EXTERNO, salvo no PC. Vou aguardar mais alguns comnetarios para ir respondendo conforme as duvidas e colocações forem surgindo...
abraços, ninki
2 de dezembro de 2009 às 01:56
Concordo com tudo, somente fico triste por ter quebrado uma regra sem saber que estava quebrando, mas paciencia. Regras são regras e temos que segui-las. Não gostaria de ser lembrado como uma mancha no evento, so isso.
Postar um comentário