3 de mar. de 2009

... mirem-se no exemplo!

Bom Dia,



Eu adquiri o hábito de dar uma zapeada, tipo usando o controle remoto mesmo, em todos os nossos blogs e sites, pra estar sempre por dentro do que está acontecendo nas outras cidades. E hoje encontrei um texto no Blog do Rio, escrito pelo meu amigo Eduardo, ótimo para quem está começando a participar do Audax, e até mesmo para os "macacos velhos", que às vezes cometem erros básicos!



Então usando o Ctrl+V, vamos ao texto:





essa fotinho eu fiz do Primo, no 300 km de Santa Cruz em 2007. Ele chegou no Quiosque morto de sono e ainda por cima não tinha protetor solar, porque "pensou" que ia ficar chovendo.





Acho importante esclarecer que há muitos erros que podem acabar com a sua prova, e que podem ser evitados facilmente. Segue uma pequena lista em ordem mais ou menos cronológica, que está longe de ser perfeita e que pode ser complementada pelos amigos audaciosos mais experientes de outros estados:



1. Não treinar. Erro óbvio, mas me refiro também ao treino ruim. Se você nunca treinou peça uma orientação, pesquise sobre o assunto e seja disciplinado. É péssimo descobrir no dia da prova que se está mal preparado.



2. Bicicleta sem manutenção. Uma revisão não é tão cara e sua companheira de jornada merece os cuidados pra te permitirem curti-la e curtir cada quilômetro.



3. Errar na carga. Evite o famoso '8 ou 80'. Não há porque levar toda a caixa de ferramentas, incluindo alicate de pressão, martelo, furadeira a bateria e um torno, mas também não limite suas ferramentas a um mísero canivete multifunção. E aprenda a usar as ferramentas que vai levar.



4. Muitos ritmos. Deu a largada e o cara sai em disparada, pedalando como se fôsse apagar um incêndio ou então sai lento demais pensando em poupar energias pra dar um sprint no final. Conheça o seu ritmo e o respeite. Só treinando pra saber o que seu corpo está preparado para fazer.



5. Desconcentração. Concentre-se para se manter hidratado, bem alimentado, no percurso certo, no ritmo ideal e alerta a qualquer sinal de desgaste físico prematuro.



6. Errar nas paradas. Paradas longas demais, especialmente no início, ou muito curtas, podem te atrasar e prejudicar a condição física. Seja objetivo nas paradas. Faça o que tem que fazer seja comer, se hidratar, repôr a água da caramanhola e até descansar um pouco, mas não exagere pra mais nem pra menos.



7. Pós-audax: Completou a prova, legal! Mas não esqueça de fazer o alongamento, hidratação e alimentação que são importantes pra sua saúde, afinal de contas dali a 40 dias tem o Audax 300 e o Desafio 160...



...



Tags:

2 Responses to “... mirem-se no exemplo!”

Luiz M. Faccin disse...
3 de março de 2009 às 15:02

O Primo é desconcentrado mesmo!
Abraços


Ninki disse...
3 de março de 2009 às 15:29

oie Gigio,

pior é que ele não foi o único! tinha uns 3 ou 4 que estavam sem protetor... eu, como uma boa voluntataria que sou e modesta tbm,hehehehe emprestei o meu e fiquei cuidando a hora máxima pra eles sairem!!

abraços, ninki


Postar um comentário

Postagens mais antigas

Postagens
© 2013 Sociedade Audax Ciclismo. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks