26 de jun. de 2012

Brevet 400 - alimentação




Resolvi falar um pouco sobre esse assunto aqui no site, porque de um tempo pra cá, venho me estressando com isso!

O audax é um Evento de autossuficiência, todos concordamos com isso! Então o correto seria cada organizador enumerar os pontos com alimentação na estrada e cada participante escolher onde vai parar para comer.

Mas nem sempre isso possível!

No último domingo por exemplo, no nosso brevet misto, passamos dentro de duas cidades, coisa rara, porque normalmente usamos apenas rodovias e mesmo assim tivemos dificuldades de conseguir local para o almoço dos participantes, devido a diferença no horário da passagem entre o primeiro grupo e o último ciclista.

Isso que o 200, é nosso trajeto mais curto, e que a diferença de tempo entre o primeiro e o ultimo é de em torno de 4 horas. Imaginem então num 400, 600 ou 1000??

Então para garantir que todos possam se alimentar adequadamente durante a pedalada sempre compramos antecipadamente um número x de pratos, para que o comerciante tenha a garantia de venda certa e mantenha seu estabelecimento aberto por mais tempo que o normal.

Vejam bem isso tem um custo para o comerciante, começando pela hora extra que ele terá de pagar aos seus funcionários e terminando no quesito segurança, porque dependendo do local, ele corre o risco de ser assaltado etc etc.

Então quase desenhando... será que ele ficaria aberto se eu dissesse apenas que um número x de ciclistas talvez passe por ali para comer entre 22 e 04 horas da manhã? Quando normalmente o estabelecimento, fica aberto apenas até as 21 horas?

Claro que a Organização, sabe que nem sempre todos gostam do que é oferecido. Mas fazemos o nosso máximo, dentro das possibilidades.

Podem ainda acontecer pequenas confusões com horários, porque por mais que a gente calcule a média da pedalada... Muitas vezes o Restaurante está esperando para as 23 horas a chegada do primeiro grupo e vocês só chegam a 01 da manhã ou ainda ao contrário, chegam meia hora antes do estipulado, porque apertaram um pouco no ritmo.

Para a SAC seria muito mais simples, não incluir no valor da inscrição duas ou tres refeições, seria um trabalho a menos. Mas será que isso seria ideal para quem está pedalando?

Pedimos a todos que reflitam sobre esse assunto, sempre aceitamos bem criticas construtivas, enviem suas opiniões para o nosso e-mails ou façam comentários aqui no site.

Dito isso, vamos aos pontos de apoio com alimentação do nosso brevet 400 km.

Almoço antes do Briefing - estamos indicando o Restaurante Fast Grill, no próprio DC Navegantes, local da largada.

PC 01 - Restaurante Raabelandia em Pantano Grande - funciona 24 horas com lanches de todos os tipos. Km 120 da prova

PC 02 - Posto BR em Encruzilhada do Sul - Estamos negociando o jantar com pelo menos dois tipos de massa - Km 161 da prova

PC 03 - Raabelandia - km 202 da prova

PA 01 - Posto Dragão - trevo de Rio Pardo - Loja de Conveniência - lanches - funciona 24 horas

PC 04 - Hotel Antonios em Santa Cruz do Sul

PC 05 - Pesque e Pague Panorama - na RS 401 - será servido o já tradicional prato de massa com opção de dois molhos. km 318 da prova

PC 06 - Postaço em Charqueadas - Loja de Conveniência, lanches. km 368 da prova.

Incluído nas inscrições, apenas o jantar no Posto BR no km 161 e o almoço no PPP, km 318 da prova.

....

Tags: ,

10 Responses to “Brevet 400 - alimentação”

Anonymous disse...
26 de junho de 2012 às 10:45

Oi Ninki, a titulo de mera sugestao e baseada na minha (pouca) experiencia:

- 1 PC ou PA a cada 50km aproximadamente, com agua, banana, barra de cereal e isotonico (isotonico e barra, por serem mais caros, poderiam ser vendidos separadamente).

- Lista com possiveis locais de alimentacao e horarios de abertura e fechamento. Uma melhoria nessa sugestao é negociar com "pontos tradicionais" uma refeicao, com confirmacao (e cobranca) antecipada do numero de ciclistas que pararao la para essa refeicao. Por exemplo, negociar com o PPP para ter aquela massa maravilhosa as 7 da manha (ja que nao é muito usual um prato de massa nesse horario).

Na minha opiniao, aliviaria um stress desnecessario do pessoal da organizacao.

Abracao,
Ivan - ivan@ilegra.com


Carlos Polesello disse...
26 de junho de 2012 às 12:53

Tá bom.... melhor que isso, fique em casa.! O pessoal se esquece que estamos no Brasil, e inverno no RGS. Quase ninguem fica aberto após as 20:00 horas principalmente na estrada. Agora porque tem um bando de louco pedalando na madrugada eles não são loucos e vão dormir. Então estes lugares para alimentação estão muito bom. Quem quizer mais, leve alguma coisa pra comer.


Anonymous disse...
26 de junho de 2012 às 15:16

Eduardo Molinos
Um evento como Audax, depende de vários fatores, irei me ater somente a um, que é: os participantes. É para nós que são feitos estes eventos! Quando um partipante dá uma sugestão buscando acrescentar melhorias, há outros que dão uma resposta totalmente tolerância zero. Nâo é mandando as pessoas que dão opinião ficar em casa, que aumentaremos o número de participantes, muito pelo contrário. Só espantaremos.
Eduardo MOlinos


Fabio Guariglia disse...
26 de junho de 2012 às 16:38

Olá Ninki!
Perfeito! Realmete não há como atender a gregos e troianos. E também não há obrigação nenhuma por parte da organização em fornecer qualquer tipo de apoio ao randonneur, visto que o espirito do estilo Randonnée é exatamente a autosuficiencia. Todo randonneur deveria ler o regulamento antes de participar de um brevet. Em outro post, questionei sobre as estrutura dos PCs justamente para que eu, que sou de SP e não conheço as estradas do RS possa me planejar quanto a o que levar na estrada. A estrutura que gostaria de saber é, por exemplo, horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos utilizados como PC. Se não funcionam 24hs, posso planejar o que levar para me alimentar durante a madrugada. Com certeza este seu post esclareceu bastante e dá condições de todo randonneur se planejar e não "morrer" de fome durante o trajeto.
Bjo!


Anonymous disse...
26 de junho de 2012 às 18:12

Esse e o mesmo trajeto do ano anterior e foi perfeito, digamos que o trajeto mais complicado fica entre a rabelandia e o posto Dragão devido a distancia e provavel horario de passagem e entre o posto dragao e o PPP pois no hotel teremos que encomendar antes se bem me lembro, entao um conselho "VIVA A FARTURA QUE DE MISERIA ESSE MUNDAO ESTA CHEIO", sempre carrego mais que necessito consumir, para evitar imprevisto e um possivel trecho com fome, mas nesse trajeto tem como se alimentar bem nos PCs, alem de reposição nos pontos citados, quanto ao resto é agradecer ao Patrao Velho pela oportunidade e pela saude, e continuar pedalando.
Pezao Bagé


Carlos Polesello disse...
27 de junho de 2012 às 03:24

Audax significa "SEVIRAX". Isto é, "se vire" as regras, os PC's, o caminho, os locais de paradas são estes, estão devidamente bem relacionados, informados e explicados. Não dá para ficar fazendo a vontade de várias pessoas. O espirito do AUDAX é auto suficiencia, e no caminho apesar dos horários parte noturna ainda tem bastante coisas para comer. Acho que ninguem vai para passar fome no trajeto, é só se programar.


Anonymous disse...
27 de junho de 2012 às 06:51

Concordo Pezao. No 300 levei bóia pra no mínimo mais 200, mas claro, pesa.
Marcelo Nólibos - Lajeado


Anonymous disse...
27 de junho de 2012 às 16:07

Fala Carlos! Provavelmente estarei por ai! Abraço! Fabio - SP


Carlos Polesello disse...
28 de junho de 2012 às 04:28

Beleza Fabio. Estou com um velho problema de joelho, mas estou fazendo de tudo para estar no 400. Abs


udo.map disse...
1 de julho de 2012 às 16:09

Me metendo: Depois de mais de 50 provas, UMA coisa é certa: NADA É CERTO! O que é difícil de dar errado é um PC24h estar fechado, então essa informação por parte da organização é vital. Demais PCs e PAs, tendo horário de abertura e fechamento, exigem a habilidade matemática do ciclista (nossa, que habilidade!) para decidir sua média para pegá-lo aberto. Pedalar é mais exercício mental do que físico. Mantenha sua mente ocupada e calcule se vale a pena correr para pegar o restaurante aberto ou carregar 1Kg mais de comida desde o último PC/PA (aumento de 1% no peso total transportado) para ter mais folga na viagem. Pagar a mais na inscrição p/ alimentação pode ser um conforto, mas pode ser um desperdício e certamente é contra o princípio da auto-suficiência. Posso pagar R$8 a mais na inscrição por um lanche no km 290, mas somente estando lá NO DIA, é que saberei se valeu a pena OU se estou com "tanque cheio", e nem vou perder meu embalo parando alí!


Postar um comentário

Postagens mais antigas

Postagens
© 2013 Sociedade Audax Ciclismo. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks