3 de mar. de 2010

Palestra-Condicionamento físico e postura

A palestra que agendamos para sábado as 16h30min, acontece no Auditório do IPA, da Unidade DC Shopping, Rua Frederico Mentz, 1606.
Leiam a seguir um artigo sobre o tema que será apresentado.


Condicionamento físico e postura

O ciclismo é uma modalidade aeróbica( necessita da presença de oxigênio) do condicionamento físico.

Mas o que é condicionamento físico?

O condicionamento físico e atividades físicas são tudo que colocam o nosso corpo em movimento (2008, guia de atividade física para Americanos).
O ciclista para pedalar necessita utilizar um gesto, este sentado e com menor ou maior flexão do tronco. Portanto há uma atitude postural que deve ser conscientizada para menor gasto de energia e maior eficácia no “pedal”.

A atividade física exercida para pedalar necessita de oxigênio como demanda energética, para este treinamento específico deverá realmente executar o pedalar. O condicionamento físico dar-se-ia no próprio ato e não em outro. Para ficar claro: se caminha caminhando. Lembrando que por ser uma atividade aeróbica,
ela é de longa duração e de intensidade baixa ou moderada.

A análise postural da pessoa que é ciclista deverá ser feita para melhorar seu movimento e conseqüente desempenho como condicionamento físico tanto em amadores como
profissionais. Por quê? Porque precisamos achar a postura ideal para cada pessoa.

O conceito de postura ideal, não existe. O que existe é o conceito: Postura é a posição que a pessoa assume diante da perturbação da gravidade, aonde se equilibra com menor gasto energético para executar uma determinada atividade. Naturalmente que há parâmetros avaliativos de padrões normais do desenvolvimento normal do movimento.

A postura assumida na bicicleta é adotada em função do banco, pedal, enfim, da proporção estabelecida entre o homem e a máquina e devem ser respeitadas as dimensões anatômicas e antropométricas.

A musculatura envolvida no ciclismo é aquela que mantém a posição, mas também aquela responsável pela pedalada. São elas principalmente e respectivamente a musculatura da parede abdominal, glúteos, quadríceps e tibial anterior. Não poderemos deixar de falar na musculatura dos membros superiores e a manutenção do tônus muscular na pega estabelecida no volante da bicicleta.

Quando há um desajuste da posição estabelecida pelo posicionamento do ciclista, ou por um desarranjo verificado na altura do quadro, do banco, entre outros haverá menor resistência, para o treino e para a prova. Por outro lado poderá também a curto e até mesmo em longo prazo provocar lesões músculos tendíneas. Quais as mais comuns? Lombalgias, cervicalgias, tendinites de glúteos, lesões compressivas de membros superiores, etc...

O que fazer então para pedalar?

Em primeiro lugar fazer uma avaliação física e planejar um programa de treinamento que constará de informações pesquisadas pelo próprio interessado como também consultar o
especialista desportivo ( fisioterapeuta, educador físico, médico entre outros).

O condicionamento é uma capacitação da pessoa para alguma atividade do movimento que requererá uma postura especifica para este exercício independente de ser amador ou profissional.

Constará de planejamento e consulta de sua condição física atualizada. Mediante estes dados poder-se-á estabelecer uma freqüência cardíaca para o treino e o treinamento.

O treinamento constará de condicionamento cardiorrespiratório,
musculação e alongamentos.


Artigo realizado por Najara Maria Fleck da Rosa
Fisioterapeuta responsável pelo SIM (Serviço de Integração e Movimento)
Mestre em Ergonomia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Rio Grande do Sul


...

Tags:

0 Responses to “Palestra-Condicionamento físico e postura”

Postar um comentário

Postagens mais antigas

Postagens
© 2013 Sociedade Audax Ciclismo. All rights reserved.
Designed by SpicyTricks